quarta-feira, abril 2, 2025
InícioNoticias‘Prato do Povo’ entregou 1 milhão de refeições que fortaleceram a segurança...

‘Prato do Povo’ entregou 1 milhão de refeições que fortaleceram a segurança alimentar em Sergipe

O ‘Prato do Povo’ atingiu um marco expressivo: 1 milhão de refeições entregues para a população em situação de vulnerabilidade. Em um ano de atuação, o programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), se tornou essencial para garantir alimentação digna a milhares de sergipanos, promovendo a segurança alimentar e a assistência social.

Atualmente, 21 municípios com até 10 mil habitantes são atendidos pelo ‘Prato do Povo’, beneficiando cerca de 10 mil famílias, com 24.500 sergipanos alcançados. Em cada uma dessas cidades, a iniciativa tem sido um suporte fundamental para quem mais precisa. A dona de casa Maria do Carmo, de Muribeca, comemora o impacto do programa na sua vida e na de muitos outros beneficiados. “Esse auxílio faz toda diferença. A comida é uma delícia, e é um alívio saber que temos essa ajuda todos os dias”, compartilha.

A segurança alimentar garantida pelo programa é ainda mais evidente na rotina de Alexsandro Melo Santos, morador de Itabi. “Receber essas refeições foi uma grande bênção. Muitas vezes, não conseguimos comprar tudo o que precisamos, e o ‘Prato do Povo’ vem para suprir essas necessidades. Espero que essa iniciativa continue, para que mais famílias possam ser beneficiadas”, afirma.

Segurança nutricional

Para garantir a qualidade e o equilíbrio nutricional das refeições servidas, o programa segue um rigoroso planejamento elaborado por nutricionistas. Cada quentinha é composta por uma proteína, dois acompanhamentos, uma guarnição e salada, além de suco e sobremesa. Assim, os beneficiários recebem uma alimentação balanceada, contribuindo para a saúde e bem-estar.

A lavradora Givalda Santos Andrade, do povoado Visgueiro, em Muribeca, também sente o impacto positivo do ‘Prato do Povo’ em sua rotina. “Só tenho a renda do Bolsa Família, então essa ajuda faz toda diferença. Economizo nas despesas, até mesmo com o gás. Espero que esse programa continue ajudando a quem mais precisa”, ressalta.

Desde a criação, o programa Prato do Povo tem sido um exemplo de política pública eficaz, aliando inclusão social e fortalecimento da agricultura familiar. Pelo menos 20% dos insumos utilizados nas refeições são adquiridos de pequenos produtores locais, fomentando a economia dos municípios atendidos e incentivando o desenvolvimento regional.

Ampliação do programa

Atualmente, os municípios beneficiados pelo programa são Cumbe, Macambira, Santa Rosa de Lima, Feira Nova, General Maynard, Itabi, Siriri, Nossa Senhora Aparecida, Pedrinhas, Santana do São Francisco, Telha, Canhoba, Graccho Cardoso, Muribeca, São Francisco, Arauá, Ilha das Flores, São Miguel do Aleixo, Pinhão, Malhada dos Bois e Pedra Mole.

Para ampliar ainda mais o alcance do ‘Prato do Povo’, o Governo de Sergipe está em processo de licitação para incluir mais oito cidades no programa: Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Cedro de São João, Divina Pastora, Nossa Senhora de Lourdes, Pirambu, Riachuelo e Rosário do Catete. Essa expansão reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida da população sergipana.