O governador Fábio Mitidieri (PSD) se reuniu nesta quarta-feira, 2, em Brasília, com o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, para dialogar sobre as tratativas técnicas e financeiras do Canal do Xingó, obra que ampliará a segurança hídrica no Nordeste, especialmente no sertão sergipano.
“Agradeço ao presidente da Codevasf pela parceria fundamental nesse processo. O Governo Federal tem em mãos uma das obras mais relevantes e impactantes para o nosso estado, e prosseguiremos trabalhando para que ela se torne realidade!”, enfatizou Fábio.
Desde o início de sua gestão, o andamento do Canal do Xingó tem sido uma das prioridades de Fábio, segundo ele. “Em abril de 2023, estive em Brasília solicitando apoio do ministro Aroldo Cedraz, do TCU, para viabilizar a publicação do edital de licitação da obra. Retornei em junho do mesmo ano para reforçar esse compromisso e, desde então, seguimos alinhando essa pauta com o Governo Federal”, lembrou.
Participaram do encontro a deputada federal Yandra Moura, o secretário do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, e o presidente da Deso, Luciano Goes.
Fábio também se reunirá nesta tarde com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para transformar o projeto, efetivamente, em obra. “O Canal do Xingó é uma demanda histórica da população sergipana, aguardada há 40 anos, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas entre Sergipe e Bahia”, frisou o governador.