terça-feira, agosto 26, 2025
InícioNoticiasPrograma do Governo do Estado capacita e direciona jovens ao primeiro emprego

Programa do Governo do Estado capacita e direciona jovens ao primeiro emprego

Iniciativa vem transformando trajetórias com formação técnica e inserção no mercado de trabalho

Mais 156 jovens sergipanos deram um importante passo rumo ao futuro profissional com o apoio do Governo de Sergipe. No dia 23 de junho, o Programa Primeiro Emprego (PPE), iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), promoveu a entrega de certificados de conclusão de curso, marcando o início de uma nova trajetória no mundo do trabalho.

Voltado para jovens entre 18 e 29 anos que ainda não possuem experiência formal, o programa oferece não apenas capacitação, mas também a oportunidade tão sonhada da primeira experiência profissional, diferencial decisivo na busca por uma vaga no mercado.

Uma das alunas certificadas pelo Programa Primeiro Emprego (PPE) foi Ana Beatriz Menezes, que concluiu o curso de operador de farmácia. Para ela, a qualificação oferecida fez toda a diferença. “A educação nos leva a novas oportunidades. Depois do curso, passei a enxergar outras possibilidades, além de me preparar para o mercado de trabalho”, destacou.

Inclusão produtiva

Com foco na inclusão produtiva da juventude, o Primeiro Emprego certificou 16 turmas formadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), capacitando em áreas como farmácia, supermercados, logística, confeitaria e administração. Entre os concluintes, 90 já conquistaram sua primeira vaga com carteira assinada, resultado direto da formação teórica e prática oferecida pelo programa.

Lucas Pereira, formado no curso de fiscal de loja, também teve a trajetória pessoal e profissional transformada com o programa. “Antes, eu não tinha experiência. Com o PPE, participei de seis meses de teoria e prática e, com isso, consegui meu primeiro emprego. Muitas empresas não oferecem essa chance, e o programa nos deu essa oportunidade”, afirmou.

Mais do que capacitar, o programa também ajuda os jovens a superarem desafios pessoais. Noberta Ferreira, que fez o curso de agente de limpeza, relatou mudanças significativas. “Desenvolvi habilidades que não tinha e aprendi a me comunicar melhor. Antes, eu era tímida e não sabia trabalhar em equipe. Agora me sinto mais preparada para o mercado”, contou.

Sobre o programa

Desde o lançamento, em 2023, o Primeiro Emprego já ofertou 1.890 vagas e beneficiou jovens de oito municípios sergipanos: Aracaju, Boquim, Carmópolis, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto e Tobias Barreto. O programa é dividido em duas etapas: uma fase teórica, com cursos de capacitação; e uma prática, que proporciona experiência no ambiente profissional.

Durante seis meses, os participantes recebem bolsas mensais de R$ 500 ou R$ 750, a depender do curso, para auxiliar nas despesas. Além da capacitação técnica, o PPE garante inserção em empresas parceiras, onde pelo menos 30% dos jovens são contratados ao final da experiência, enquanto os demais seguem com a qualificação necessária para novas oportunidades no mercado.