sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioNoticias‘Sergipe Sem Fome’ integra ações do Governo do Estado para garantir comida...

‘Sergipe Sem Fome’ integra ações do Governo do Estado para garantir comida na mesa do povo

Combate à pobreza promovido por gestão estadual tem dado resultado e melhorado a vida da população
Colocar comida na mesa de cada família sergipana é prioridade do Governo do Estado. Por isso, no dia 25 de agosto foi lançado o ‘Sergipe Sem Fome’, um grande programa que integra, de forma planejada, todas as ações de combate à fome e de garantia da segurança alimentar. A iniciativa reúne as ações que vêm auxiliando milhares de sergipanos, como o Prato do Povo, o Restaurante Popular Padre Pedro, o Cartão Mais Inclusão (CMais), além de novas frentes, como o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos.

O programa Sergipe Sem Fome vai intensificar os impactos positivos das ações já existentes. É isso que diz pensar a coordenadora do Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Silvia Voci. “Esse esforço envolve garantir acesso ao alimento, gerar renda, incentivar a produção e envolver a sociedade civil. É uma iniciativa fundamental para que Sergipe continue revertendo cenários de vulnerabilidade e fome”, ressalta.

As ações que compõem o ‘Sergipe Sem Fome’ fazem diferença na prática e de forma eficaz. Só o Restaurante Popular Padre Pedro e o programa Prato do Povo já ofertaram mais de 2,7 milhões de refeições. Outros de 16 milhões de pratos de comida foram oferecidos a crianças e adolescentes por meio do programa Barriguinha Cheia, que beneficia estudantes das escolas estaduais.

O resultado tem sido positivo. Pessoas em situação de fome em Sergipe passaram de 30%, em 2022, para 5,5% em 2023. O acesso à comida no estado cresceu, com os sergipanos em situação de insegurança alimentar recuando de 71% para 49%, no mesmo período. Esses dados colocam Sergipe no topo do país no combate às desigualdades sociais.

Ações integradas

Outra ação que vai contribuir para ampliar ainda mais o acesso à comida é o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos. Com ele, o Governo do Estado vai comprar produtos de agricultores familiares sergipanos e vai oferecê-los a quem mais precisa. Serão 3 toneladas de alimentos para 20 mil famílias, movimentando R$ 10 milhões.

É uma iniciativa que vai beneficiar, por exemplo, 300 famílias do município de Itaporanga D’Ajuda. Presidente do Instituto Brasil Minha Gente, o pastor Anicélio conta que a parceria com a gestão estadual será crucial para essas pessoas. “São famílias em situação de vulnerabilidade social. Vamos conseguir colocar alimento na mesa delas. Para nós, é uma vitória porque muitas delas não têm o que comer em casa, e esse apoio faz toda a diferença”, destaca.