O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) está com o alerta ligado para os proprietários de veículos com placa final 0: o prazo para o licenciamento anual obrigatório termina no dia 28 de novembro. O procedimento é indispensável para que o veículo esteja em conformidade com as normas de segurança, ambientais e documentais previstas na legislação de trânsito.
A diretora-presidente do órgão, Naleide de Andrade, reforça que manter o licenciamento em dia vai além de evitar multas. “O licenciamento é um ato de responsabilidade. Além de evitar penalidades, o condutor contribui para um trânsito mais seguro e organizado”, destacou.
Para regularizar a situação, o motorista deve quitar o IPVA, eventuais multas e a taxa de licenciamento. O DUA (Documento Único de Arrecadação) pode ser emitido de forma simples e rápida pelo site ou aplicativo do Detran/SE, pelo chatbot disponível no portal, ou ainda nos caixas eletrônicos do Banese.
Quem perder o prazo pode ter dor de cabeça: o não licenciamento configura infração gravíssima, conforme o Artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidade de multa, sete pontos na CNH e remoção do veículoaté a regularização.
Fonte: Portal Itnet

